Como Limpar seus pincéis de maquiagem


Oi Amores,
Vamos falar sobre Pincéis,você sabe como cuidar dele ????
então vem ver tudo


























Existem diversos tipos de pincéis de maquiagem, com tamanhos, texturas e espessuras diferentes, especificamente desenvolvidos para dar melhor acabamento e garantir uma aplicação perfeita da maquiagem. 
Assim como é importante saber como escolher os pincéis adequados para aplicar os cosméticos, é preciso mantê-los limpos para que eles funcionem adequadamente por mais tempo.

Pincéis limpos de maneira inadequada e com resíduos podem alterar as cores e efeitos da aplicação seguinte da maquiagem. 

Além da estética, a limpeza é uma questão de saúde, já que bactérias e fungos podem proliferar em pincéis com restos de maquiagem e gordura que acumulam nas cerdas, aumentando os riscos de pequenas infecções cutâneas.

As cerdas ditam a limpeza


Lavar e secar os pincéis é simples, mas o tipo de cerda deve ser levado em conta na hora da limpeza para que os acessórios não sejam danificados. 

Cerdas naturais - normalmente usados para sombra, blush e pó - precisam ser tratadas com delicadeza para não ressecarem ou perderem fios, portanto, use sempre sabonete antibacteriano e condicionador para finalizar. Já as cerdas sintéticas - para base, pó e corretivo - suportam produtos mais fortes, como demaquilantes e líquidos específicos para limpeza.

De quanto em quanto tempo eu devo limpar os pincéis?


O tipo de maquiagem aplicada é que dita a frequência da limpeza dos pincéis. Os usados com pó compacto, blush, base mineral e sombras em pó podem ser lavados a cada quinze dias ou uma vez por mês. Já os produtos líquidos, cremosos ou em gel costumam impregnar nas cerdas. Assim, é necessário uma higienização mais frequente, a cada semana ou quinzena.


Em geral, as esponjas não toleram o contato com a água e acabam esfarelando quando são lavadas. Nesse caso, uma boa dica é comprar um pacotinho com várias descartáveis e trocá-las a cada dois meses, no máximo.


Como lavar?


Comece pelos sintéticos, que são mais fáceis de limpar. Pingue um pouco de sabonete líquido antibacteriano ou demaquilante líquido nas cerdas e esfregue nas mãos com movimentos circulares. 

É importante manter o pincel inclinado na hora de esfregar e não usar muita força, pois isso ajuda na durabilidade do produto. Deixe formar bastante espuma, enxague e repita o processo até a espuma deixar de ficar colorida. 
Se utilizar demaquilante, retire o produto com um lenço seco.

Para os pincéis de cerdas naturais o processo é similar, mas ao acabar de limpar com sabonete líquido, coloque um pouco de condicionador de cabelos na mão e deixe o creme ser absorvido pelas cerdas. Batidinhas leves com o pincel nas partes secas da mão ajudam a tirar o excesso e fazem o produto render mais. 

Escolha um condicionador neutro e evite os que contêm muitos produtos químicos na fórmula. Em seguida, enxague com água corrente e dê forma ao pincel com os dedos.

Alguns cuidados são fundamentais: evite molhar muito o cabo, geralmente de madeira, e a parte de metal que prende as cerdas. Se molhar, seque bem, pois a umidade costuma prejudicar esses materiais. 

Também evite usar água quente para não danificar as cerdas e a cola do pincel. Nunca os deixe de molho, pois o contato direto com a água e a pressão sobre as cerdas podem deformar o pincel.

E os pincéis de batom?


Esses tipos específicos de pincéis são mais difíceis de limpar, pois geralmente retém um pouco de cera do batom.

É preciso deixá-lo de molho por alguns minutos em um demaquilante oleoso, que vai ajudar a remover a cera, antes da lavagem normal.

Qual é a maneira ideal de secá-los?


Em primeiro lugar, não seque com secador ou ao sol. O calor pode queimar, ressecar e danificar as cerdas e a madeira do cabo. 

O secador também tira a percepção de umidade, ou seja, se o pincel não estiver completamente seco e for guardado, aumentam as chances da proliferação de fungos e bactérias.

A maneira ideal de secar seus pincéis é naturalmente. Por isso, evite lavá-los em um dia em que você sabe que vai precisar usá-los em seguida.

Se ocorrer algum imprevisto, é melhor usar os métodos de limpeza rápida do que lavar profundamente os pincéis e forçar a secagem.

Durante a secagem, não coloque o pincel na vertical com as cerdas para cima, pois assim a água acumulada nas cerdas pode escorrer e chegar até a cola e o cabo de madeira. 

A melhor posição para secá-los é na horizontal, de preferência com as cerdas para fora do apoio, sem qualquer contato com a superfície, para evitar a deformação.

Limpeza rápida


Quer trocar de sombra e usar o mesmo pincel? Basta borrifar uma loção higienizadora nas cerdas e esfregar em um lenço até que saia toda a sujeira. 

Não force o pincel contra o lenço e espere cerca de três minutos até que o produto evapore por completo antes de usá-lo novamente. 
Os lenços demaquilantes também são uma boa opção. Basta friccionar o pincel no lenço até remover complemente a sujeira, mas não se esqueça de usar um lenço seco para tirar o excesso de demaquilante nas cerdas.


Espero que tenha ajudado vocês.
E você como limpa o seu ? me conta 
Bjs

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...